Robert F. Williams

Robert F. Williams
Robert F. Williams
Robert F. Williams em maio de 1961
Nome completo Robert Franklin Williams
Nascimento 26 de fevereiro de 1925 (99 anos)
Monroe, Carolina do Norte
Morte 15 de outubro de 1996 (71 anos)
Baldwin, Michigan
Nacionalidade estadunidense
Cidadania estadunidense
Etnia afro-americano
Ocupação líder do movimento por direitos civis, autor

Robert Franklin Williams (26 de fevereiro de 1925 — 15 de outubro de 1996) foi um líder do movimento por direitos civis e autor estadunidense mais conhecido por ter sido presidente do comitê da NAACP em Monroe, Carolina do Norte, entre os anos 1950 e 1961. Ele conseguiu integrar a biblioteca e a piscina pública locais em Monroe. Em um momento de alta tensão racial e abusos oficiais, Williams promoveu a autodefesa negra armada nos Estados Unidos. Além disso, ajudou a obter apoio para perdão governamental em 1959 para dois jovens garotos afro-americanos que haviam recebido longas sentenças reformatórias no que ficou conhecido como o Caso do Beijo de 1958 (os garotos foram condenados por estupro por terem sido beijados na bochecha por uma menina branca), o que gerou atenção nacional e internacional e críticas ao Estado.

Williams obteve um comitê da Associação Nacional de Rifles e montou um clube de tiro para defender os negros em Jonesboro da Ku Klux Klan ou outros agressores. O comitê local da NAACP apoiou os Viajantes da Liberdade que viajaram para Monroe no verão de 1961 em um teste de integração de ônibus interestaduais. Em agosto de 1961, ele e sua esposa deixaram os EUA para evitar acusações estaduais de sequestro relacionadas a ações durante a violência que se seguiu após os Viajantes chegarem em Monroe. Essas acusações foram retiradas pelo estados quando seu julgamento foi aberto em 1975, após seu retorno. Williams se identificava como nacionalista negro e morou tanto em Cuba quanto na República Popular da China durante seu exílio entre 1961 e 1969.

O livro de Williams Negroes with Guns (1962) foi reimpresso várias vezes, mais recentemente em 2013. Ele detalha sua experiência com o racismo violento e seu desentendimento com a ala não violenta do Movimento pelos Direitos Civis. O texto foi muito influente; o fundador do Partido dos Panteras Negras, Huey Newton citou-o como uma grande inspiração.


© MMXXIII Rich X Search. We shall prevail. All rights reserved. Rich X Search